terça-feira, 30 de junho de 2015

Roteiro Londres - 4 dias

Conhecendo a terra da rainha...


Sim, eu sei que esse título ficou muito clichê, mas olha só, basta pensarmos em Londres (e no Reino Unido, claro) que uma das primeiras coisas que vem a mente é justamente a carinha da rainha Elizabeth. Quando você compra libras para a sua viagem, a mesma coisa, a rainha está presente em todas as notas e moedas. E você sempre consegue achar muitas lembrancinhas dedicadas a monarca também...mas com gosto duvidoso!! 


Olha a rainha ai, no que sobrou na viagem!!

Programamos nossa viagem para abril/2015, primavera, na intenção de encontrar um clima mais ameno, já que estávamos indo com crianças. E demos muita sorte, pois pegamos dias incríveis, com Sol e céu azul. Que fique claro, primavera nesses casos não é o que estamos acostumados no Brasil, estamos falando em temperaturas em torno dos 12ºC. Com sensação térmica que varia muito em função do Sol quente ou dos ventos gelados.


Fizemos um roteiro de 4 dias pela cidade, mas aconselho a quem quiser incluir Londres na próxima viagem que acrescente mais uns dois dias, para aproveitar melhor os incríveis museus e poder simplesmente andar pela cidade, sentindo o clima.


Teoricamente nosso roteiro foi assim:

1º dia - Notting Hill e Covent Garden
2º dia - Warner Bros - Estúdios Harry Potter  e Tower Bridge
3º dia - Museu de Historia Natural, Piccadilly Circus e Oxford St.(comprinhas)
4º dia - Madame Tussauds, Palácio de Buckingham, Abadia de Westminster, Big Ben e London Eye



Mas devido a problemas na companhia aérea acabamos perdendo todo o primeiro dia. Depois vou falar dos roteiros dia-a-dia, porque tem bastante informação legal, e fotos também.



Você só se sente em Londres quando dá de cara com o Mr. Big

Dicas gerais de Londres

-Parece óbvio, mas cuidado ao atravessar a rua, a mão é invertida. Faça como eu, olhe para os dois lados e se garanta.

-Cuidado com os batedores de carteira. Isso mesmo, em todos os lugares, até mesmo dentro dos restaurantes, haviam indicações para você ter atenção aos pickpockets. Na dúvida, não deixe dinheiro e celular no bolso na calça, não perca de vista sua bolsa, celular e máquina fotográfica. Pessoalmente não vi nenhum policial em Londres, em nenhum dos dias, mas também não presenciei ninguém sendo assaltado. A sensação é de ser uma cidade realmente segura.


-Tenha atenção às moedas de libra, elas não tem a indicação numeral do valor, apenas uma inscrição muito pequena. Eu, sem óculos, só reconhecia a moeda de uma libra, e cheguei ao ridículo de abrir a mão e mostrar as moedas ao vendedor de lembrancinhas dizendo "help me"!

-O povo londrino não tem nada de frio. São muito gentis e tratam o turista muito bem. Se esforçavam para entender o português (falando em espanhol) e chegaram o buscar um funcionário que estava em horário de café para nos explicar o cardápio. No metrô, muitas vezes cediam o lugar para as crianças sentarem.


-Não vou detalhar aqui sobre os transportes, pois usei apenas o metrô, mas logo de cara compramos o Oyster Card. Compramos diretamente nos terminais eletrônicos, usando o cartão de crédito. Colocamos 30 libras de crédito em cada cartão, incluindo as 5 libras para a "compra" do plástico,  e conseguimos fazer toda a programação, incluindo o trem até o ônibus que levava ao Harry Potter. No final ele devolve o valor residual de crédito (se houver) e as 5 libras do cartão, para isso basta inserir o cartão no terminal novamente que ele libera o valor. No nosso caso, ele acabou devolvendo o valor do cartão e o cartão.

Como eu disse no post sobre planejamento da viagem, acho muito importante chegar no lugar sabendo como utilizar as formas de transporte e terminais de compra, então deem uma olhada nesse post aqui, super completo http://mapadelondres.org/quanto-dinheiro-colocar-no-oyster-card/

-Ainda sobre o metrô, não estranhe se não encontrar nenhum funcionário nas estações, principalmente aos finais de semana. Só vimos funcionários nos guichês de atendimento nos dias úteis.


E se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma dica geral sobre Londres, deixe aqui nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário