quinta-feira, 23 de junho de 2016

Scones

A tradição britânica para o chá da tarde


Finalmente consegui pensar numa receita para inaugurar essa sessão do blog, o Viajando na Cozinha. A ideia aqui é apresentar receitas gostosas, em sua versão mais original possível, dos países que estivermos falando no blog.

Essa receita entrou com muito atraso e a explicação (desculpa!!) é simples, não foi fácil encontrar uma receita britânica tradicional que não fosse o fish&chips. Então, quando vi essa opção de scones, achei uma ideia ótima e super fácil de ser feita.

Os scones são pãezinhos super simples, de origem escocesa, feitos com fermento comum para bolos. Sua base é bem neutra e pede sempre um acompanhamento, seja ele doce ou salgado, como geleias, manteiga ou requeijão.

Scones tradicionais


  • 225 gramas de farinha de trigo
  • 2 colheres de chá de fermento
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 30 gramas de açúcar
  • 55 gramas de manteiga
  • 100 ml de leite
Aqueça o forno em 180 C.


·      Numa tigela, misture a farinha, o fermento, o sal e o açúcar e, em seguida, junte a manteiga com as pontas dos dedos até que a mistura se pareça com uma farofa.


·      Aos poucos, adicione o leite até formar uma massa firme que não grude nas mãos.

·       Coloque a massa em uma superfície untada com farinha. Amasse e faça um círculo com cerca de 1 1/2 cm de altura e corte os scones. Eu usei um cortador porque já tenho aqui, mas você pode improvisar usando a borda de um copo.



·      Coloque os scones em uma forma forrada com papel manteiga e pincele-os com leite. Asse por 12 a 15 minutos.



  Sirva com manteiga ou geleia e creme de leite fresco batido. Aproveitei a ocasião para usar a geleia que compramos na lojinha do Palácio de Buckingham e fizemos também uma versão com Nutella para agradar ao paladar da minha pequena ajudante!!
     
***Os meus ficaram muito baixos, pois não deixei a espessura correta.
A receita original está no site da BBC, mas encontrei traduzida aqui

Quem fizer, fala aqui nos comentários!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário