quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Achados do Brasil

Artesanato brasileiro em Balneário Camboriú

Impossível passar despercebido pela loja

Em nossa última viagem para Santa Catarina nos deparamos com uma loja incrível de artesanato brasileiro que me fez agradecer por ter feito o longo trajeto de São Paulo até lá de carro, a Achados do Brasil.


A loja possui artesanato de todas as partes do país, desde as cestarias típicas dos índios marajoaras até as pessankas tradicionais do Paraná. Móveis, quadros e objetos de decoração, numa curadoria incrível, fazem a festa para quem, assim como eu, adora peças únicas e artesanais. 


Algumas vezes por ano, os proprietários rodam o país de carro, escolhendo as peças e negociando diretamente com os artesãos, trazendo além de peças únicas, valores muito honestos para os produtos. Vi muita coisa ali que fez parte de editoriais de decoração e cenas de novela.




O único "defeito" da loja é a quantidade absurda de peças!! Voltei para casa com uma quantidade considerável, entre máscaras de parede, quadros, mini oratórios e lanternas de metal, mas agora, olhando as fotos, me pergunto como não reparei em algumas peças.

Animais feitos em papel/jornal

Me arrependi por não ter trazido esse quadro

Muitas opções também para uma mesa bem arrumada

Amei muito esse quadro

Além da loja ser maravilhosa, fica numa localização incrível, muito próximo a linda Praia do Estaleiro. Então pode ser uma boa opção de passeio pós-praia. Ao programar sua viagem, convém entrar em contato com a loja para confirmar a abertura e o horário.

Serviço

Achados do Brasil - Av. Rodesindo Pavan, 3155 - Interpraias - Praia do Estaleiro - Balneário Camboriú 
Telefone (47) 3360-0236






segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Falcoaria em Pomerode



A falcoaria é definida como a arte de criar e treinar aves de rapina para a caça de outras aves e pequenos animais. A prática é milenar, e sem data e local de origem confirmados, mas tornou-se muito comum na monarquia medieval europeia e no Japão. É reconhecida como patrimônio cultural imaterial da humanidade pela UNESCO.



No Brasil, a falcoaria é utilizada para a reabilitação de animais vitimas de contrabando, atividades de educação ambiental e também para o controle de aves nas áreas próximas aos aeroportos.

Nossa experiência

Quando definimos nossa passagem por Pomerode, me lembrei que uma prima havia tido essa experiência com a falcoaria e encontrei a ArtFalcon, comandada pelo falcoeiro Michel Valen.


Agendamos um horário e a expectativa era grande para termos contato com a corujinha Spy. O ponto de encontro foi o portal turístico da cidade e de lá seguimos, junto a outros participantes, para um campo de futebol que fica na área rural, onde aconteceria a apresentação. 

A corujinha fofa Spy

Os participantes foram divididos por família, cada qual numa ponta do campo, de forma que foi possível manter a privacidade de cada um e também promover um belo espetáculo de voo das aves entre cada grupo.


As aves são soltas e pousam em árvores ou coberturas e ficam aguardando o chamado do instrutor, que coloca uma pedaço de carne na luva de couro para atrair sua atenção.



A apresentação começa com Horus, um gavião asa de telha que obedece prontamente aos comandos do Michel. Além da interação com as aves e o show de voo que elas dão, também aprendemos sobre seus hábitos alimentares, expectativa de vida e origem. O Michel nos disse que o treinamento feito com a falcoaria estabelece um vinculo muito forte com as aves, já que elas vêm no falcoeiro um companheiro de caça.



Antes de fazer esse passeio fiz uma pesquisa sobre as condições em que viviam essas aves ou alguma questão que envolvesse a exploração dos animais. De fato, não existe muito material nesse sentido, mas acho interessante contar aqui exatamente o que vi.


As aves chegam ao local em caixas de transporte, tipo aquelas usadas para cães ou gatos. No começo fiquei desconfortável, mas os lugares não eram pequenos e o trajeto é bem curto, já que a cidade é minúscula. Os gaviões são soltos e tem a liberdade de voar para onde quiserem, tanto que assim que saiu da caixa o Horus voou para o topo de uma árvore e, provavelmente, avistou uma presa, pois demorou um pouco para querer descer para junto das pessoas. 

Ao final da apresentação, o restante do grupo foi embora e nós fomos ficando para aproveitar mais tempo com a corujinha Spy e aconteceu uma coisa muito engraçada. Um dos gaviões foi para o alto de uma árvore e não queria descer para o instrutor por nada. Nós até tentamos ajudar, mas depois de cerca de 20 minutos fomos embora e acabamos encontrando o carro do Michel no meio do caminho alguns minutos depois. Esse "incidente" me deu a sensação de que as aves podem ir embora se quiserem.

Com crianças




Minha filha amou a experiência de chegar perto, tocar e interagir com as aves, mas como todo mundo, achou a corujinha Spy a mais fofa. Como os gaviões possuem uma aparência menos amistosa, ela preferiu não pegar, mas também não teve medo. Em nenhum momento houve qualquer situação em que eu tenha tido medo por ela, foi tudo muito tranquilo.


Serviço


A ArteFalcon possui excelentes avaliações no TripAdvisor. Você consegue verificar a disponibilidade lá no Portal Turístico, mas é interessante agendar seu horário por e-mail ou telefone. Ou ainda, consultar a página deles do Facebook

artfalconbrasil@hotmail.com
(47) 9966-2829 ou 3394-8172

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Um dia de diversão no Beto Carrero


Na última semana de julho fomos conhecer o Beto Carrero World, considerado o maior parque temático da América Latina, segundo o TripAdvisor.

O parque é realmente grande e decorado com inspiração cowboy, como seu idealizador, Beto Carrero. A roda gigante tem chapéus, há estábulos com lindos cavalos e shows com essa temática. Aqui a diversão é garantida para adultos e crianças, até quem não é muito chegado a parques consegue se divertir!!




Onde ficar


O Beto Carrero World fica na cidade de Penha, em Santa Catarina, há cerca de 8 km do aeroporto de Navegantes. O melhor local para sua hospedagem vai depender do seu interesse pela região. Caso queira conhecer outras cidades como Balneário Camboriú ou Blumenau poderá se hospedar nas cidades maiores, com maior oferta de entretenimento, hotéis e restaurantes. Caso sua viagem seja apenas para descansar e conhecer o parque, a melhor opção é procurar uma pousada a beira mar em Penha mesmo, assim você aproveita a praia e o parque sem ter que percorrer grandes distâncias. Como queríamos conhecer várias cidades, nos hospedamos em Itajaí e a logística até que foi bacana.

O parque



Entretenimento é o que não falta no parque do Beto Carrero. O complexo é dividido em áreas, como a "Triplikland", que é voltada para as crianças menores. Aqui você encontra o carrossel, pedalinho, roda gigante, xícaras malucas, etc. No outro extremo, a "Aventura radical" é a área dedicada aos mais corajosos e conta com a FireWhip, uma montanha russa em que os trilhos ficam invertidos, ou seja, na cabeça dos passageiros.

O parque tem muitos lugares incríveis para fotos


O parque conta também com as áreas destinadas aos shows, como Velozes e Furiosos, O Sonho de Cowboy, Excalibur e Blum.


Além disso, é possível encontrar diversas espécies de animais no zoológico que faz parte do parque. Eu, sinceramente, não estou curtindo tanto ver animais presos, na verdade, sou contra. Mas é, sem dúvida, um espaço bem feito com alguns bichinhos que eu nunca vi na vida.



Já viu um porco espinho??

Nem me lembro o nome desse

Madagascar 



Outra área muito falada no parque é a dedicada aos personagens da Dreamwork. Aqui, na verdade, existe apenas um brinquedo, o Madagascar Crazy River Adventure, onde você vai descendo uma corredeira e fica, invariavelmente, molhado no final. É uma atração bem legal para a família toda.

Lá você também pode encontrar os personagens do desenho e tirar fotos com eles (os funcionários tiram a foto para toda a família).


Aqui também existe o espaço para o show diário e uma lojinha linda que vende camisetas, presentes e pelúcias lindas dos personagens, mas não se empolgue, os preços são bem salgados.


Eu quis muito esse pinguim...e ganhei!!

Show Excalibur


Quando vi essa atração no site do parque fiquei com um misto de curiosidade e medo, pois encontrei muitas críticas negativas com relação ao almoço que é serviço durante a apresentação, mas, de maneira geral, gostamos muito da experiência. 


A encenação conta a história do Rei Artur e da espada Excalibur, e conta com a participação de muitos cavalheiros que competem entre si para ter o direito de tentar tirar a espada da pedra. A plateia é divida por cores, as mesmas dos cavalheiros, e você almoça enquanto assiste a competição e torce pelo time da sua cor. 

O almoço é bem básico, arroz, legumes, frango, carne e fritas deliciosas. Achei tudo bem temperado e gostoso, embora a carne pudesse ser mais macia.


O ingresso dessa atração deve ser comprado com antecedência, apenas pelo site, e uma dica importante é antes de comprar verificar o horário das demais atrações do dia. Nós compramos para às 14h e tivemos que sair no meio do show Velozes e Furiosos, que tinha previsão de acabar depois das 14h e ficava do outro lado do parque. Acredito que o melhor horário seria o das 12h, para não atrapalhar nenhuma outra atração.


Onde comer

Opções de alimentação não faltam no parque. Caso opte por não ir ao Excalibur, você poderá almoçar num dos fast food da charmosa praça de alimentação, que conta com um lindo carrossel veneziano de dois andares.

Praça de alimentação

Além disso, é possível encontrar restaurantes de gastronomia alemã na graciosa Vila Germânica. 

A vila germânica do parque é mais fofa que a original
 Em todo o parque é possível encontrar quiosques de lanchinhos rápidos, como crepes, pipocas, bebidas e sorvetes.

Dicas Gerais


-Como fomos no final das férias, o parque estava relativamente vazio e conseguimos andar em todos os brinquedos, alguns mais de uma vez. Mas acredito que em época de temporada um dia seja insuficiente para conhecer tudo. 

-Quem gosta apenas de atrações radicais não terá tantas opções assim. Estude as atrações antes de decidir a quantidade de dias.


-Dentro do parque é possível encontrar farmácia, ambulatório,  fraldário, guarda-volumes e carrinhos de bebê. Caso precise de $$ encontrará uma agência do Bradesco e caixas Banco 24 horas.

Serviço:

O parque possui horário e dias de funcionamento diferentes, de acordo com a época do ano. Fora da temporada, por exemplo, só abre de quinta a domingo. Assim, a melhor forma é consultar diretamente no site do parque o dia de seu interesse http://www.betocarrero.com.br/calendario/calendario-anual.php

Endereço: Rodovia Beto Carrero, Armação - Penha/SC.
Telefone (47) 3261-2222