terça-feira, 17 de maio de 2016

Dicas de desenhos que se passam em Paris

Para as crianças chegarem já conhecendo a cidade


Há cerca de dois meses, o canal Gloob passou a exibir Miraculous, As aventuras de Lady Bug. A série de animação mostra os heróis Ladybug e Cat Noir(Chat Noir na versão original) enfrentando o mal Hawk Moth. A produção nipo-franco-coreana é bem divertida e engraçada, mas o mais legal é que ela se passa em....PARIS!!!

Como minha filha ficou muito animada com a estreia da série e pôde identificar os lugares que visitou na nossa viagem, achei interessante dividir com vocês os desenhos que se passam na cidade para relembrar com seus filhos os lugares visitados, ou ainda, prepará-los para uma visita futura.

Miraculous, As aventuras de Lady Bug



De verdade, o desenho é muito bem feito e mostra as ruas da cidade, as construções típicas e vai além da Torre Eiffel na caracterização dos pontos turísticos. Paris está muito bem retratada, inclusive com a coerência na localização desses lugares.


As aventuras de Ladybug vai ao ar todos dos dias no Gloob, às 20:00h e reprisa no dia seguinte, às 11h30.

Gaspar e Lisa




Desenho muito fofinho que mostra as aventuras dos amigos cachorrinhos Gaspar e Lisa. Eles se metem em muitas confusões (catastrophes!!). Como são muito espertos, sempre arrumam uma boa solução para tudo e são sempre muito ligados às suas famílias.


Infelizmente o canal Discovery Kids não exibe mais o desenho, eu pelo menos não encontrei na programação, mas você consegue baixar pelo You Tube. Da mesma série, ainda é possível encontrar uma coleção de livrinhos coloridos.

O corcunda de Notre Dame

Inspirado no clássico livro de Victor Hugo, o desenho da Disney retrata a história de Quasimodo, o corcunda que vivia trancado no campanário da catedral, na companhia das três gárgulas Victor, Hugo e Laverne, e era responsável por tocar os sinos.



Numa rara ocasião em que sai da catedral, vence o concurso da cara mais feia de Paris e passa a ser humilhado pela multidão, sendo defendido apenas por Esmeralda, uma bela cigana que dança na frente da Notre Dame.


Não indico esse filme para os muito pequenos, minha filha assistiu com pouco mais de 4 anos e não chegou ao final, por estar bastante assustada.


Ratatouille



A animação da Pixar conta a história de Remy, o ratinho com paladar apurado que sonha em ser chef de cozinha e tem em Auguste Gusteau, um chef que apresentava programas culinários, um grande ídolo. Remy chega ao restaurante de Gusteau e vive muitas aventuras com Linguini, um garoto sem nenhuma habilidade na cozinha.




Filme fofo e divertido para toda a família, tem poucas cenas fora da cozinha, mas pode ser bem bacana para quem vai também na Disneyland Paris, pois lá tem um brinquedo excelente inspirado no desenho. 

quarta-feira, 11 de maio de 2016

2º dia - Louvre, Champs Elysées e Arco do Triunfo

Um dia muito parisiense




A avenida mais elegante do mundo, um dos maiores e mais famosos museus e uma homenagem as vitórias de Napoleão Bonaparte, tudo isso estava nos esperando nesse dia de viagem, que foi incrível e inesquecível.

A princípio, nosso dia começaria pelo Arco do Triunfo e desceríamos a Champs Elysée em direção ao Louvre, mas na hora de sairmos do hotel, não me lembro a razão, mas não foi nada relacionado a logística, resolvemos começar pelo museu e foi uma ótima decisão.


LOUVRE



O acesso ao Louvre pode ser feito de duas formas:

-se você vem andando, poderá entrar no museu pela pirâmide, que é a entrada principal e também onde as filas são maiores. Poderá ainda descer na estação do metrô Louvre/Rivoli para acessar a pirâmide.

-se você está no metrô, a melhor opção, com filas menores, é descer na estação Palais Royal/Musée du Louvre. Duas linhas passam por essa estação, a 1, ligando Château de Vincennes a La Defense e a linha 7, ligando a Villejuif a La Courneuve. 

Siga as placas indicando Sortie Le carrousel du Louvre (saída para o carrousel du Louvre). O carrousel du Louvre é um espaço que contempla as entradas do museu e também um complexo de lojas e restaurantes. Se estiver por ali nos horários das refeições, poderá aproveitar e procurar uma lanchonete, casa de chá ou restaurante que te agrade.


Elevador que te leva até a saída da pirâmide


Compre seu ingresso e vá para a fila. Se estiver em grupo, uma dica é fazer um revesamento, enquanto uns esperam os outros dão uma voltinha pelo Carrousel, tem muitas lojinhas lindas que valem a visita.



O Louvre é um museu muito grande, com muitas passagens e galerias e é muito fácil se perder lá dentro, mesmo com mapa, que é disponibilizado em vários idiomas na entrada, inclusive em português. Vale dar uma estudada no mapa antes da viagem e marcar as principais obras que deseja conhecer. Aqui você tem a mesma versão que é entregue aos visitantes.



Não pense em conhecer o Louvre em uma única visita. Dependendo do seu interesse pelo tema, uma manhã pode ser suficiente para conhecer as obras mais famosas e clássicas. Como estávamos com crianças, esse foi o tempo que ficamos por lá, mas acredito que mais do que isso seria cansativo para qualquer pessoa que ainda tenha o dia todo de passeio.




Se você realmente for apreciador e entenda de arte,  e queira conhecer uma parte maior do museu, programe mais de um dia de visita e tenha em mente que não se conhece o Louvre todo em uma única viagem a Paris.



História

Construído por Filipe II, em 1190, a ideia inicial era atuar como um forte na defesa de Paris contra os vikings, sendo conhecido como Castelo de Louvre. Ainda hoje é possível ver as bases dessa construção e uma réplica do castelo.

As bases do antigo castelo do Louvre quase não são mostradas, mas valem a visita.



No século 14 foi transformado em castelo real por Carlos V, mas foi Francisco I o responsável pela construção do Louvre moderno. Apenas em 1793, durante a Revolução Francesa, que o Louvre se transformou em museu e conta hoje com mais de 36.000 obras em seu acervo, 13 km de galerias e 60.000 metros quadrados.


Como era o antigo castelo do Louvre


O clássico do Louvre, e onde você com certeza vai encontrar dezenas de pessoas se amontoando para fotografar é a Monalisa, ou La Gioconda. É realmente impressionante o fascínio que esse quadro exerce sobre as pessoas, aposto que a maioria dos visitantes já pega o mapa e foca nesse objetivo. 


Pensando bem, porque as pessoas tiram foto da Monalisa? Todo mundo sabe quem é!!!


Por muitos anos ouvi que não era para esperar muito desse quadro, que parecia enorme, mas na verdade era bem pequeno. A realidade é a seguinte: trata-se de um retrato e tem um tamanho até que bom para tal, 77x53 cm.


Agora selfi com a Mona é diferente, ela é uma celebridade!!

Algumas obras do museu..


Ramses II

Arte egípcia 

Arte egípcia

Vênus de Milo - encontrada na Grécia, data de 130 a.C.

Obra muito democrática exposta ao lado de muitos Caravággios e afins

Após uma manhã de imersão nas artes do mundo todo, nosso roteiro continuaria subindo a avenida Champs Elysée. Antes, porém, paramos no Jardin des Tuileries e fizemos um delicioso picnic com os produtos comprados num quiosque da rede Paul.



O Jardin des Tuileries fica bem no meio entre o Louvre e o início da Champs Elysée. Aproveite um pouco o lugar, que na primavera e verão é muito florido e bem cuidado, e depois siga para a avenida, que tem a fama de ser a mais charmosa do mundo.
Parisienses relaxando no Jardin des Tuileries


Bem, não tiramos fotos das lojas, mas realmente esperava encontrar muitas lojas de luxo e isso não aconteceu. É fácil encontrar alí muitos bares e restaurantes com as famosas mesas nas calçadas, Disney Store, H&M, Mc Donalds, Zara, entre outras. Paramos em algumas lojas e ao chegarmos, finalmente, ao Arco do Triunfo já estava na hora do jantar, com crianças esse horário não pode se estender muito né?




ARCO DO TRIUNFO

Napoleão Bonaparte ordenou sua construção em 1806, em homenagem as suas próprias vitórias militares. Inaugurado em 1836, o monumento tem gravados os nomes de 128 batalhas e 558 generais. Em sua base, situa-se o Túmulo do soldado desconhecido, feito em 1920. 


Olha lá a sacolinha Disney com todo o tipo de princesas dentro....

Reparem a quantidade de carros que passam por ali. Não tente atravessar.


Dicas gerais:

-Além das lojinhas e lanchonetes do Carrousel, o Louvre tem também uma filial da casa de chá Angelina, que tem a fama de ter o melhor chocolate quente do mundo, feito com chocolate africano.

-Não deixe de dar uma passadinha na lojinha do museu, tem muitas coisas bem bacanas para trazer de souvenir ou de lembrancinha. Eu trouxe um guia com as principais obras primas, paguei 8 euros.

-Aproveite para usar os "toilletes" do museu.

-Não vou me estender aqui por não ter usado, mas dependendo da quantidade de museus que deseja visitar, pode ser uma boa ideia comprar um Paris Museum Pass. Trata-se de um passe que dá direito a entrar em vários museus da cidade e subir em alguns monumentos por uma tarifa única em quantidades preestabelecidas de dias.

-No Jardin des Tuileries existem ainda dois museus e um deles me parece ser incrível, mas não consegui visitar, o Musée de L'Orangerie. Ele é bem pequeno, mas tem obras importantes e painéis gigantes pintados por Monet.

-A rede de boulangerie Paul, que citei acima, é realmente muito boa. Por cerca de 14 euros compramos um lanche na baquete, grande o suficiente para dividir, um refrigerante, uma torta de massa folhada e apricot(damasco) e um pedaço de pizza para a pequena. Tudo, absolutamente tudo, estava delicioso.

-Não tenha vergonha de fazer picnic, esse é um hábito dos parisienses. Compre seu lanche nos mercados e boulangeries(padarias) e escolha um lugar tranquilo para sua refeição. Apenas observe se existem mais pessoas no local, pois alguns lugares são proibidos.

-Você sabia que é possível subir no Arco do Triunfo? De lá você tem uma vista incrível da Torre Eiffel, Sacre Coeur, La Defense (o bairro de escritórios da cidade) e, claro, das 12 avenidas que formam a Etoille (a praça Etoille - estrela- é a praça onde se localiza o Arco).

-Nem pense em atravessar a rotatória em frente ao Arco, prefira a passagem subterrânea localizada no lado par da avenida.

-Se quiser comprar brinquedos da Disney aproveite esse dia e passe na Disney Store. Aqui os preços são melhores que os praticados na Disneyland Paris.



Serviço


Louvre: O museu está aberto todos os dias das 9h às 18h, exceto às terças-feiras. Às quartas e sextas-feiras está aberto até 21h45.

Entre outubro e março, no primeiro domingo do mês, a entrada do Louvre é gratuita.
Arco do Triunfo: de abril a setembro, das 10h às 23h.
                           de outubro a marcço, das 10h às 22h30.
                
http://www.arcdetriompheparis.com/