Jardim Botânico
Um dos pontos turísticos mais emblemáticos da cidade, por conta da sua estufa com estrutura tubular e vidro, o Jardim Botânico de Curitiba é um dos lugares obrigatórios de se conhecer em uma visita à cidade. Inspirado nos jardins franceses, sua estufa foi inaugurada em 1991 e recebe espécies botânicas da Floresta Atlântica.
Se puder escolher um dia de sua viagem a Curitiba, prefira um dia de Sol para passar algumas horas aqui. Além dos jardins e estufa, o Jardim Botânico conta com um extenso gramado que convida ao relaxamento e, por que não, a um piquenique.
Parque Tanguá
Inaugurado em 1996 onde antes ficava uma pedreira, o parque Tanguá é tão grande que você vai precisar usar o carro (ou dar uma boa pernada) para ir da parte superior, onde existe o mirante, lanchonetes e loja de souvenir, até a parte baixa, que conta com uma outra lanchonete, lago e cascata.
Optamos por almoçar com essa vista na lanchonete do parque. É muito gostoso e agradável passar um tempo aqui, mas não espere muita coisa, nem da comida e nem do atendimento.
Bosque Alemão
Construído em homenagem ao povo alemão que viveu na região desde 1833, o parque foi projetado em dois níveis. Na parte superior ficam a lanchonete, guarda municipal e sanitários. O acesso ao nível inferior é feito pela Torre dos Filósofos, estrutura construída em madeira.
No nível inferior encontramos a trilha de João e Maria, com cartazes que contam a história dos irmãos que ficam perdidos na floresta.
Existe ali também a Casa da Bruxa, que é, na verdade, uma biblioteca que desenvolve atividades para as crianças. Como fomos numa segunda feira, estava fechada.
Esse parque foi o que menos me impressionou na cidade. Na verdade, mesmo sendo bem pequeno, fiquei com um pouco de medo de andar por ali, achei meio "abandonado".
![]() |
| Torre dos Filósofos |
Memorial Ucraniano
Localizado no Parque Tingui, o memorial é uma réplica da capela de São Miguel construída por imigrantes ucranianos, localizada na Serra do Tigre, no Paraná.Infelizmente o memorial estava fechado e só pudemos olhar a parte de fora, que é muito bonita.
Ao lado do memorial existe uma loja de artesanatos e doces eslavos. Eu comprei algumas coisas ali porque no dia seguinte iria embora e não teria outra chance, mas meu conselho é que façam suas compras na Feira do Largo da Ordem ou nas lojas da prefeitura da cidade, a Leve Curitiba, que possuem preços muito mais justos.
![]() |
| Pêssanka gigante, feita pelo artista Jorge Seratiuk |
Para finalizar nosso dia, não poderia deixar de citar dois lugares que ficavam colados ao nosso hotel. O primeiro é a loja de chocolates Florybal. Fica praticamente anexa ao hotel e possui chocolates em barra, sorvetes, fondue de chocolate, bombons e muitas opções para lembrancinhas. Achei os valores super honestos, os chocolates bem gostosos (experimente a barra de pimenta) e, quem vai com crianças, ainda aproveita os brinquedos que ficam na entrada.
Exatamente na frente do nosso hotel ficava a Vinhos Durigan. Na verdade, não trata-se apenas de uma vinícola, mas sim um empório que vende as bebidas, queijos, embutidos, massas e doces caseiros. Lá é possível degustar os vinhos no balcão, bem como os petiscos. Queijos e salames ficam já cortados e disponíveis para os clientes, nem precisa pedir.
Sendo muito sincera, se você é apreciador de vinhos, não pare nessa degustação. Ele simplesmente não é bom, mas é bem divertido ver as dezenas de turistas que chegam nos ônibus das agências saindo com caixinhas da bebida!!
Dicas gerais sobre a cidade
-A cidade é grande e os pontos turísticos, principalmente os parques, acabam ficando distantes uns dos outros. Minha recomendação é que use o ônibus de turismo da cidade, que para nos principais pontos e da qual já ouvi algumas recomendações. Outra opção é fazer como nós, que fomos de carro, saindo de SP, já sabendo dessa necessidade.
-Como disse no texto, o melhor lugar para comprar artesanato é a feira do Largo da Ordem, onde você negocia direto com o artista. Mas as lojas da Leve Curitiba estão em quase todos os parques e possuem valores atrativos.
-Nosso aproveitamento dos dias não foi o ideal, porque meu marido ficou extremamente gripado. Ou seja, é possível encaixar outros pontos nesses dois dias.
-Curitiba é uma cidade linda, super limpa e organizada, dá vontade de morar. Se possível, aproveite seu passeio sem pressa.
-Como disse no texto, o melhor lugar para comprar artesanato é a feira do Largo da Ordem, onde você negocia direto com o artista. Mas as lojas da Leve Curitiba estão em quase todos os parques e possuem valores atrativos.
-Nosso aproveitamento dos dias não foi o ideal, porque meu marido ficou extremamente gripado. Ou seja, é possível encaixar outros pontos nesses dois dias.
-Curitiba é uma cidade linda, super limpa e organizada, dá vontade de morar. Se possível, aproveite seu passeio sem pressa.
Serviço
-Jardim Botânico - Rua Eng. Ostoja Roguski - Aberto diariamente das 6:00 às 19:30.
-Parque Tanguá - Rua Osvaldo Maciel - Aberto diariamente das 8:00 às 18:00.
-Bosque Alemão - Rua Francisco Schaffer
-Memorial Ucraniano - Rua Dr. Mba de Ferrante - Aberto de terça a domingo, das 10:00 às 18:00.
-Vinhos Durigan - Avenida Manuel Ribas, 5455 - Santa Felicidade
Aberto de segunda a sábado, das 8:00 às 22:00 e domingo das 8:00 às 20:00.














Nenhum comentário:
Postar um comentário