segunda-feira, 6 de março de 2017

Roteiro de 2 dias em Curitiba

No ano passado fomos convidados para o casamento de amigos que, apesar de morarem em São Paulo, tem suas famílias em Curitiba. Foi a desculpa mais que perfeita para voltar a cidade, que já estava na minha listinha há bastante tempo.



Bem, chegamos na cidade num sábado, e esse dia foi meio que perdido, turisticamente falando, por conta dos preparativos para o casamento. Nos hospedamos no Tulip Inn, em Santa Felicidade, por ser o mais próximo do local do evento, o hotel é excelente e valeu muito a pena.


Feira do Largo da Ordem


Nosso roteiro começou no domingo, com a feira do Largo da Ordem. Uma feira imensa com itens artesanais, alimentação, antiguidades e outros, até roupinha de cachorro achei por lá.



A feira começa na rua São Francisco e vai até a Rua Dr. Kellers. Nós estávamos de carro e o GPS nos mandou para uma rua paralela, justamente onde ficam os estacionamentos. Todos eles tem saída de pedestres para a rua da feira, o que facilita bastante o acesso.

Como a foto abaixo indica, o local fica realmente muito cheio, já que atrai tanto os curitibanos, quanto os turistas que já conhecem a fama da feira. 




Minha recomendação, se quiser encontrar coisas diferentes para trazer de lembrança da cidade, é que ande pela feira toda. Existem lá muitas barracas com o artesanato mais comum, como panos de prato e ornamentos em biscuit, mas é possível encontrar também, porém em menor quantidade,  itens artesanais mais elaborados e característicos dos povos eslavos, como Rússia, Polônia e Ucrânia.


Pessankas tradicionais da Ucrânia

Matrioskas russas

Caixinhas de palha de trigo de origem polonesa

Além de peças de louça pintadas a mão, trouxemos de lá uma pequena escultura do artista plástico Mario Mendes. São esculturas trabalhadas em aço e que possuem movimento, uma graça. 





Museu do Olho



Saindo da feira, fomos ao Museu Oscar Niemeyer, ou museu do olho. Ao me deparar com a beleza e grandiosidade do prédio o sentimento foi de gratidão e orgulho por termos no Brasil um talento do porte do grande arquiteto.



O museu foi inaugurado em 2002, com o objetivo de abrigar exposições de artes visuais, arquitetura, urbanismo e design.
Em 2012 foi eleito, pelo guia norte-americano Flavorwire, como um dos 20 museus mais bonitos do mundo!!







Bosque João Paulo II


Próximo ao Museu do Olho existe o "Bosque do Papa". Inaugurado em dezembro de 1980, o bosque foi construído em homenagem ao Papa João Paulo II, que visitou a cidade em junho do mesmo ano. 

No parque existem 7 casinhas de madeira que representam as vilas típicas construídas pelos poloneses quando chegaram a Curitiba, por volta de 1978.


Acho essas casinhas extremamente fotogênicas e o lugar é realmente muito agradável. Possui uma pequena capela e o interior das casas é todo mobiliado com peças da época. Uma pena que seja proibido fotografar.

Aliás, na entrada do parque existe uma sinalização indicando que fotos profissionais necessitam de autorização. Enquanto fazia as fotos para esse post fotografei também minha filha e fui super repreendida por uma funcionária!!



Ópera de Arame


Um dos maiores símbolos da cidade, a ópera foi inaugurada em 1992 para abrigar espetáculos dos mais diversos estilos, do popular ao clássico. Possui estrutura tubular e teto de vidro e é realmente uma construção magnífica. Vale o passeio nos dias comuns, mas acredito que seja inesquecível assistir a um espetáculo aqui.




Serviço:

Feira do Largo da Ordem - Todos os domingos, das 9 às 14 horas.


Museu Oscar Niemeyer - Aberto de terça-feira à domingo, das 10 às 18 horas.
Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico
http://www.museuoscarniemeyer.org.br/home


Bosque João Paulo II
Rua Euclides Bandeira - Centro Cívico

Ópera de Arame
Rua João Gava - Pilarzinho


Nenhum comentário:

Postar um comentário