quinta-feira, 6 de abril de 2017

Roteiro Paris - 5º dia - Giverny

Conhecendo o refúgio de Claude Monet



O nosso quinto dia de passeio estava programado para conhecermos a linda vila de Giverny, onde encontramos a Fundação Claude Monet, que abriga a casa onde o pintor morou por 43 anos, bem como seus belíssimos jardins, tão bem retratados em sua telas impressionistas.


A história



Claude Monet, o maior nome do impressionismo francês conheceu Giverny em 1883, quando passeava pela região e, apaixonado pelo lugar, resolveu alugar uma vila para viver com sua família. 


Além do talento para as artes, Monet tinha grande interesse pela jardinagem e fez de sua propriedade um local inspirador para suas obras. A vila foi comprada por ele em 1890 e o pintor viveu ali até sua morte, em 1926.





Uma informação importante: a casa e os jardins de Monet não ficam abertos o ano todo. A visita pode ser feita entre o final de março e começo de novembro. Antes de fazer a programação, consulte o site da fundação  http://giverny.org/gardens/fcm/visitgb.htm


Flores de todas as cores, por todos os lados


Só coloquei essa foto para vocês verem os barquinhos ao fundo.





A casa do pintor não exibe suas obras originais, elas estão mesmo espalhadas pelos museus. Mas ali você consegue ver exatamente como vivia Monet, visitando seu atelier, a ala intima da casa e a linda sala de jantar/cozinha.

Olha o tamanho da mesa de jantar!


E a cozinha, toda azul??




Como chegar

Giverny está localizada na Normandia, a 75 km de Paris, ou cerca de 1 hora de viagem,  o que é perfeito para um bate e volta.
Existem algumas maneiras de chegar a Giverny: por passeios contratados, de trem ou de carro alugado.

-de trem: Da Gare St. Lazare partem os trens com destino final na cidade de Rouen. Apesar dos assentos não serem marcados, você pode comprar suas passagens antecipadamente pelo endereço  http://www.voyages-sncf.com

A estação mais próxima fica na cidade de Vernon. Lá existem ônibus com destino a Giverny, a cerca de 7 km, ou 10 minutos de viagem.

-de carro alugado: essa foi a nossa opção. Como estávamos em 4 adultos e 2 crianças, alugamos um carro grande e acho que super valeu a pena. A estrada é muito boa e a viagem muito rápida. Na frente da entrada da fundação existe um estacionamento.

Dicas gerais:

- se você for alugar um carro por vários dias, o dia desse passeio pode ser o ideal para fazer a retirada do veículo, já que a viagem não é longa e o passeio não é cansativo nem leva o dia todo.

-uma sugestão para complementar seu passeio, caso volte cedo para Paris, é visitar o Musée L'Orangerie, onde estão expostas as ninfeias de Monet, em telas gigantescas. O museu fica aberto até às 18 horas. Mais informações pelo site do museu.

-Na frente da fundação, ao lado do estacionamento existe uma loja bem bacana com coisas de decoração e, mais adiante, um restaurante super gostoso com valores "quase honestos" que valem a pena para seu almoço na cidade.

-por falar em lojinha...na saída da casa existe uma loja maravilhosa, com muitos livros de arte, impressionismo, jardins e muitos, mas muitos itens de lembrança de ótima qualidade. Foi uma das lojinhas de museus mais bacanas da viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário